terça-feira, 10 de maio de 2011

Santa Ignorância!

Hoje de manhã, enquanto arrumava o quarto, liguei a televisão e estava a dar o programa "Querida Júlia" (meninas e meninos, eu só consigo apanhar a sic e a preto e branco, outras vezes é roxo :p ao fim-de-semana delicio-me com a enorme variedade de canais na casa dos papás - e minha também, claro :p). Pois bem, o convidado de hoje era Otelo Saraiva de Carvalho. Sabem quem é, certo?! Para quem não sabe, ou quer saber mais, pode ver mais informação aqui.

Se há coisa que me faz imensa confusão é a extrema falta de interesse pela história do nosso país, além disso, não se pode considerar que 1974 tenha sido assim há tanto tempo, já para não falar que é uma matéria tão falada na escola e todos os anos no dia 25 de Abril!

Voltando ao programa...foram para a rua fazer esta pergunta: "O nome Otelo Saraiva de Carvalho diz-lhe alguma coisa?", já estão a imaginar o resultado, não? Resumindo, aqueles com mais de 30 e tal anos sabiam, o caso fica pior quando se fala das gerações mais novas, só para dar dois exemplos: uma estudante universitária disse que não lhe fazia lembrar ninguém e depois ainda disse que tinha estado a estudar e por isso não se lembrava (?!), um outro jovem disse que não sabia quem era e depois de lhe dizerem que estava ligado ao 25 de Abril de 74, ele responde que nesse ano ainda não tinha nascido!!

O motivo da minha indignação é simples, eu tenho 23 anos e sei quem é o Otelo Saraiva de Carvalho, não sou uma especialista sobre a vida dele ou sobre o 25 de Abril, ou mesmo sobre a história de Portugal, mas há certas coisas que não se esquecem!

E pronto, era só isto...há coisas que me fazem comichão! E para finalizar em beleza, enquanto escrevo isto no café, estão duas pessoas a conversar...uma delas está a dizer umas boas pérolas: "uma mulher alfabeta", "o judismo", e por aí fora xD

11 comentários:

  1. Cultura faz muita falta. Oh se faz. Hoje em dia domina-se tudo o que é tecnologia e virtualidade, e em relação à realidade é esse o resultado que contaste L. :)

    Beijo grande L*

    ResponderEliminar
  2. e somos 100 e não 25, muito menos 1974. hehehe

    Eu até sei quem é o homem e não estudei história de Portugal. xiii...

    xoxo

    ResponderEliminar
  3. Fashionista, Nokas, Karina sem acento é muito triste mesmo!

    Olívia Palito, concordo completamente!

    Blair Randall, antes de mais, bem-vinda e obrigada :) Ainda bem que sabes :p Não estudaste em Portugal então?
    **

    ResponderEliminar
  4. Ainda no outro dia discuti com o meu pai acerca disso. Ele dizia que os jovens já nem sabem ou dão valor ao 25 de Abril e eu contrariei-o dizendo lhe que estava enganado. Pelos vistos eu é que estava iludida presumindo que os nossos jovens estão todos devidamente (in)formados... É triste, são mesmo essas as palavras

    ResponderEliminar
  5. Pois é Fi, eu já tinha essa ideia...mas mesmo assim fico completamente indignada quando vejo situações destas! E o pior é mesmo aquela atitude "não sei, nem quero saber"!*

    ResponderEliminar
  6. Muita falta de cultura... muuuuuita mesmo :S

    ResponderEliminar
  7. Ando tudo virado para o futuro, para as novas tecnologias e esquecem-se da história e é isso que nos faz não repetir os erros do passado...

    ResponderEliminar
  8. Ana FVP, infelizmente!

    Lillipops, exacto...acho muito bem que se evolua, que as pessoas se queiram manter actualizadas no que respeita às novas tecnologias, mas não descurem a nossa história...nem a nossa cultura!
    **

    ResponderEliminar