terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Vamos reflectir um pouquinho?

Já que estamos na época natalícia (que eu adoro :D) e já que as prioridades das pessoas andam cada vez mais trocadas, deixo-vos um texto que descobri por acaso, de um autor desconhecido, mas com palavras muito sábias.
«Um professor diante da sua turma de filosofia, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio e começou a enche-lo com bolas de golfe. A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim".

O professor então pegou numa caixa de fósforos e deitou no frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "sim".

Logo, o professor pegou numa caixa de areia e deitou dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "sim". 

Em seguida, o professor adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco, preenchendo todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nesta ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:

- Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes - a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam. São coisas que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, a nossa vida ainda estaria cheia. Os fósforos são outras coisas importantes, como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o resto, as pequenas coisas.  Se colocamos primeiro a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastamos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades...e o resto é só areia.

Um dos estudantes levantou a mão e perguntou:
- Então e o que representa o café?

O professor sorriu e disse:
- Ainda bem que perguntas! Isso e só para vos mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo.»

(: 
 

12 comentários:

  1. Adorei!
    Faz todo o sentido. E quem escreveu isto é bem inteligente. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem escreveu é realmente inteligente ;)*

      Eliminar
  2. Muito verdade L*, sem a minha família e amigos é não conseguia viver, tenho perfeita consciência disso. As restantes coisas - que n passam mesmo disso, de coisas - apenas acrescentam um pouco mais de felicidade a uma vida que já é recheada e felicidade ;)

    bjinho**

    Sorteio (internacional) de sombra CHANEL e um kit de maquilhagem da PIXI - entre outros miminhos! Participem :)

    http://makeupblah.blogspot.com/2011/11/sorteio-make-up-blah-internacional.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "...apenas acrescentam um pouco mais de felicidade a uma vida que já é recheada e felicidade", gostei (:

      Eliminar
  3. Bonito. :) Há sempre tempo, mesmo, desde que se queira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a questão, desde que se queira ;)*

      Eliminar
  4. No que toca a questões de família, não importa o quão inoportuna ela é, indecorosa, maçadora, intempestiva, ou as dores de cabeça que te dá, não deixamos de ter laços e de estar ligados a eles. É inegável, não importa a idade, temos sempre esta necessidade basilar de ter um lugar a que chamar lar. O resto é... areia!

    Seja quem for que escreveu parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Mas que belo texto! Gostei mesmo!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daqueles textos que nos faz pensar naquilo que realmente é importante ;)**

      Eliminar
  6. Adorei o texto, está mesmo lindo *.* Adoro o teu blog e é por isso que gostava, se quiseres, que participasses no concurso de divulgação de blogs que estou a fazer no meu blog. Se quiseres clica neste site: http://aenciclopediadasraparigas.blogspot.com/2011/10/concurso-de-divulgacao-de-blogs.html

    Beijinhos e obrigada,
    Didi <3

    ResponderEliminar