sexta-feira, 4 de julho de 2014

Podia ter sido escrito por mim #1...Os escuteiros!

Enquanto lia algumas notícias, deparei-me com um texto do Daniel Nunes, no P3, sobre os escuteiros ("Os escuteiros não são piores que a droga"). 

Este texto, realmente podia ter sido escrito por mim. No meu caso foram 15 anos de escutismo: entrei com apenas 5 anos e saí aos 20 anos. E mesmo assim não estou completamente afastada, muitos amigos meus ainda lá estão e tanto o meu pai como a minha irmã também continuam. 

Às vezes bate uma saudade (como agora!), lembro-me das inúmeras aventuras que passei com aquelas pessoas, as pessoas que conheci e as amizades que fiz, apercebo-me que me tornei naquilo que sou hoje à conta destas experiências. Ainda me lembro da minha promessa de lobita, era tão pequenina, a mais pequena do grupo (tudo me estava grande, a saia teve de ser feita à medida e a camisa parecia um vestido :p). Lembro-me das tardes de Julho a preparar o acampamento de Verão: discutíamos, ríamos, brincávamos, fazíamos planos e no fim íamos dar um mergulho à praia ou ao rio! Lembro-me daquela descida do rio em jangada em que todos apanhamos um escaldão! Mas o escutismo não é só isto, acreditem, é muito mais! Como diz o Daniel: «Apartando as memórias do celebérrimo “sketch” que oiço vezes e vezes sem conta de cada vez que digo que fui escuteiro (“antes andasses metido na droga”, gracejam de forma muito pouco original os armados em comediantes de bolso), não tenho o mínimo incómodo em asseverar que o escutismo é uma das melhores escolas que a vida me deu.».

"Um dia volto" - é isso que eu costumo dizer...e realmente quero fazê-lo. Agora teria uma experiência bem diferente, agora seria eu a ter o papel de tentar proporcionar momentos inesquecíveis aos outros, de transmitir ensinamentos, teria uma outra responsabilidade. 

Pronto, tenho saudades...afinal, uma vez escuteiro, escuteiro sempre :)



2 comentários:

  1. Eu entrei aos 6 e saí aos 16 porque mudei de cidade e não tinha possibilidade de continuar a ir... Mas adorava e não tenho vergonha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fim-de-semana foi o acagrup do meu agrupamento (sim, ainda digo que é o meu agrupamento :p) e ontem fiz uma visitinha para matar saudades :)

      Eliminar